Aprenda a tratar e prevenir a dor nos pés

 

emma-stone-feet-2457147

Geralmente não é um problema grave, mas quando a dor persiste por semanas é necessário a avaliação de um especialista

Certamente você já sentiu em algum momento dores nos pés por um certo período. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (Abtpé), mais de 70% da população mundial apresenta dor nos pés em algum momento da vida e, apesar de ser um incômodo bem comum, o problema pode estar ligado ao excesso de exercícios, inflamações e até problemas ortopédicos.

Geralmente não é um problema grave, mas quando a dor persiste por semanas é necessário a avaliação de um especialista para que o problema seja identificado e o melhor tratamento seja indicado.

As causas mais comuns podem estar ligadas a problemas no tendão calcâneo, joanetes, fascite plantar, neuroma Morton, esporão e até problemas ortopédicos. A maioria dessas causas é devido ao excesso de movimento e peso sobre os pés, por isso é comum que alguns atletas e dançarinos desenvolvem a dor nos pés com mais facilidade.

Após a identificação do problema o tratamento pode seguir através de fisioterapia, alongamentos, massagem, medicação a base de anti-inflamatório e até o uso de palmilha ortopédica.

O uso da palmilha é muito indicado em tratamentos para combater o esporão e a fascite plantar, pois promove um amortecimento e uma acomodação maior sob o osso calcâneo que ajuda a distribuir o peso sobre pressão dos pés.

Também é possível aliviar e prevenir a dor nos pés com algumas atitudes em casa. Veja abaixo.

– Utilize sempre sapatos confortáveis e adequados para o seu tipo de pisada.
– Movimentar os pés para cima e para baixo e de forma circular principalmente após um longo período na mesma posição.
– Durante a noite deite sobre o sofá ou cama e coloque os pés sobre um travesseiro ou almofada. O importante é deixar as pernas para cima, assim ajuda na circulação.
– Massageie os pés com cremes e hidratantes apropriados. Uma dica é utilizar uma bolinha de ping pong ou algum objeto circular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s